Conheça as Boas Práticas

Projeto Escola de Pais

É um projeto desenvolvido pela Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude, a fim de prevenir problemas emocionais, psicológicos e comportamentais, melhorando a qualidade dos relacionamentos parentais.

Projeto Amigos da Infância

Trata-se de um projeto desenvolvido pela Primeira Vara Especializada da Infância e Juventude da Comarca da Capital, que visa promover oportunidades para o intercâmbio entre as ações dos voluntários e o atendimento das necessidades das crianças e adolescentes que vivem em vulnerabilidade social.

Curso de Capacitação PROERD para Pais

Projeto realizado pela Vara da Infância e Juventude da Comarca de Várzea Grande, em parceria com a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso – Rede Cidadã, destinado aos pais dos adolescentes que cumprem medida na Comarca a fim de reduzir a reincidência dos atos infracionais praticados.

Festival de Inverno em Chapada dos Guimarães

Projeto desenvolvido pelas magistradas que jurisdicionam na Comarca de Chapada dos Guimarães, que montam um stand durante o Festival para divulgar as campanhas desenvolvidas pela CIJ.

Projeto “Grupo de Intervenções Psicológicas e Socioeducativas com Menores Infratores”

Trata-se de projeto elaborado pela equipe técnica da Comarca de São José dos Quatro Marcos, em parceria com o Curso de Psicologia  daquela municipalidade, sendo desenvolvido pelo juiz daquela Comarca. O projeto consiste em ministrar palestras, elaborar  dinâmicas e proporcionar momentos de reflexão sobre a inserção dos menores infratores no meio social. 

Projetos “Adolescentes em Ação”

Projeto desenvolvido pela Comarca de Barra do Garças em parceria com a Faculdades Unidas do Vale do Araguaia. Pretende desenvolver medidas socioeducativas com os adolescentes autores de atos infracionais a fim de prevenir reincidências e situações de vulnerabilidade e risco social, promovendo o fortalecimento de vínculos familiares e cumunitários.

“Poder Judiciário Permanente na Escola”

Em atenção ao Prov. 8/2015/CGJ, a  Comarca de São José dos Quatro Marcos iniciou a realização de palestras e visitação às instalações do Fórum. A organização e elaboração dos trabalhos está a cargo da Central de Apoio Profissional, pela Agente da Infância e Juventude da Comarca.  A palestra foi profeirda pelo magistrado da Comarca, Dr. Antonio Carlos Pereira de Souza Junior, em parceria com os Representantes do Ministério Público, Defensoria Pública e Secretária Municipal de Educação. Como convidados especiais estudantes da Escola COOPERATIVA DE QUATRO MARCOS/COOPEQ.