Notícias

Abertas as inscrições para Seminário Sipia

18/11/2015

Estão abertas as inscrições para o ‘Seminário Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (Sipia) em Mato Grosso: Integração’, que ocorre no dia 26 de novembro (quinta-feira), das 8h às 18h, em Cuiabá. O evento é realizado pelo Poder Judiciário de Mato Grosso em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e as secretarias de Trabalho e Assistência Social (Setas) e de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh). 
 
As inscrições podem ser feitas pela internet (clique aqui). O evento tem 500 vagas disponíveis, sendo 450 para profissionais e gestores e 50 para estudantes. O objetivo do seminário é disseminar informações que envolvem as medidas protetivas e socioeducativas aplicadas às crianças e adolescentes e sua importância enquanto insumo para melhorias das políticas públicas de direitos humanos.
 
Agentes da infância e juventude de diversas comarcas do Estado participam do seminário, que contará também com a presença de profissionais que atuam nos Conselhos de Direitos, Conselhos Tutelares, Educação, Sistema Único de Saúde (SUS), Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Sistema de Justiça (Juizados, Defensoria e Promotoria) e Segurança.
 
O evento ocorre no Fórum de Cuiabá. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (65) 3315-1522. Confira abaixo a programação completa do seminário:
 
8h - Credenciamento
8h30 - Abertura e Apresentação cultural 
9h - Composição da Mesa
10h - Mesa Redonda (SETAS, SEJUDH, TJMT, CEDCA) 
11h - Apresentação do Plano Interinstitucional de implantação do SIPIA/MT: IntegrAção –Dr. Luiz Fabricio Vieira Neto - Secretário Adjunto de Justiça/SEJUDH 11h45 - Assinatura do Termo
12h - Intervalo
14h - Palestra “Prevenção: A Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos Humanos da Infância e Adolescência” – Denise Chaves Lopes Feres Coordenadora-Geral Substituta da Política de Fortalecimento de Conselhos SNPDCA/SEDH.
14h40 - Debates 
15h - Intervalo 
15h15 - Palestra “Integração – Fortalecimento da rede de operação SIPIA SINASE e CT” – Antonio Claudio Lima da Silva Administrador Nacional SIPIA SINASE e CT WEB - Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente SNPDCA/SEDH/PR 
15h45 - Debates 
16h - Palestra “O Serviço de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto sob a Gestão da Politica Pública da Assistência Social” - Paulo Henrique Rodrigues Soares – Analista de Políticas Sociais - Departamento de Proteção Especial SNAS/MDS 
16h40 - Debates 
17h - Palestra “Doutrina da Prioridade Absoluta/Proteção Integral dos Direitos- 25 anos do ECA” – Dr. Luiz Octávio de Oliveira Sabóia Ribeiro- Juiz Auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça e Coordenador Adjunto da Coordenadoria da Infância e Juventude – CIJ/TJMT 
17h40 - Debates
18h - Encerramento 
 
Sipia - O Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (Sipia) é um instrumento de apoio à gestão em direitos humanos de crianças e adolescentes, organizado a partir de módulos temáticos que coletam, processam e disseminam informações locais sobre a situação da infância e adolescência.
 
Acessado pela internet, o Sipia oferece um conjunto de dados consolidados em relatórios locais, regionais, estaduais e nacionais para apoiar a construção, o desenvolvimento e o monitoramento de agendas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
 
O Sipia tem por objetivo subsidiar a articulação de agendas descentralizadas com base na gestão de relacionamento em redes de conhecimento multisetoriais (diferentes segmentos do poder público, sociedade civil organizada, universidades, crianças e adolescentes, mídia, dentre outros atores).
 
Seu interesse é fortalecer os processos elaboração, gestão e monitoramento de políticas, planos, programas, projetos e outras iniciativas, fomentando a produção de conhecimento e disseminando informações de interesse público relacionadas à garantia de direitos da infância e adolescência brasileira.
 
 
Ana Luíza Anache (com informações do Governo Federal)
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777