Notícias

Servidores são capacitados para usar sistema nacional integrado

27/04/2017

Quinze servidores da Infância e Juventude de diversas comarcas de Mato Grosso participam da primeira turma da ‘Capacitação de Operadores do Sipia-Sinase’ ao longo desta semana, na Escola dos Servidores Des. Atahide Monteiro da Silva, em Cuiabá. O objetivo do treinamento é sensibilizar os operadores da Justiça para a importância do papel deles na execução da política de atendimento socioeducativo, bem como apresentar o Sipia Integrado, as realidades de atendimento do socioeducativo no Estado e o fluxo de informações das equipes operadoras do sistema. 

O Sistema de Informação para Infância e Juventude (Sipia) - Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) é uma ferramenta de informação em rede para registro e tratamento de dados referentes a adolescentes em conflito com a lei em cumprimento de medidas socioeducativas. É um banco de dados único, de abrangência nacional, alimentado por diversas instituições das esferas municipal, estadual e federal.

Em Mato Grosso, o sistema integrado é operado pelo Poder Judiciário, Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), instituições diferentes que possuem perfis diferenciados e são responsáveis pela inserção de conteúdos distintos no Sipia-Sinase. A magistrada Jaqueline Cherulli, juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça do Estado, explica que o grande foco do sistema é reunir todas as informações do adolescente e, consequentemente, possibilitar a extração de dados estatísticos para auxiliar na formulação de políticas públicas. 

“O sistema permite o registro diário e a atualização em tempo real de todos os atendimentos realizados a adolescentes em conflito com a lei. Os adolescentes nessa situação terão um código no Sipia, o que possibilita levantar o histórico e tudo o que diz respeito à vida de cada um”, salienta Jaqueline Cherulli, acrescentando que os relatórios podem ser gerados por adolescente, por região ou por unidade.   

Saiba mais – Mato Grosso foi pioneiro ao aderir e implantar o Sipia- Sinase em 2015. Contudo, com o passar do tempo, a ferramenta deixou de ser utilizada pelo Judiciário. Para retomar essa alimentação e ampliar o conhecimento dos operadores do sistema, foi proposta a capacitação. Dezenas de servidores das 79 comarcas serão treinados até outubro deste ano, divididos em oito turmas. O curso é composto por teoria e prática, e tem como instrutoras as servidoras Wanderleia da Silva Dias, da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do PJMT, e Adriana Espeniza e Daiane Fernandes, da Sejudh. 

Participam da primeira turma servidores de Barra do Garças, Cáceres, Diamantino, Primavera do Leste, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande. “Eu já havia participado de um treinamento curto no passado, mas este é um recomeço. Estou achando muito interessante porque ele não se ateve somente ao sistema. Tivemos aula teórica e palestras que fizeram um resgate histórico da situação da criança e do adolescente no país, demonstrando a importância do sistema e a necessidade da proteção integral a esses jovens”, avalia a gestora judicial da 2ª Vara de Sorriso, Nilcelaine Tófoli. 

 
Ana Luíza Anache 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT 
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br 
(65) 3617-3571/3777