Notícias

Escola é contemplada pela campanha contra abuso infantil

04/05/2017

A escola Padre Raimundo Conceição Pombo Moreira da Cruz, no Parque Cuiabá, foi a primeira escola contemplada pela campanha de “Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes”, promovida pela Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ-MT), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ). Cerca de 240 alunos participaram das atividades na tarde de ontem (3 de maio), que incluíram palestras, dinâmicas e vídeos educativos sobre o tema.

As palestras foram ministradas pela equipe da CIJ, formada pela psicóloga Ziza Cury Komochena, pela assistente social Maísa Fátima da Silva Ojima e pela assessora Wanderléia Silva Dias. Atentas e curiosas, as crianças puderam aprender sobre os perigos que as cercam, além de diferenciar carinho de abuso. De acordo com Ziza Cury, “é importante que elas aprendam a não ter medo de buscar ajuda e a quem recorrer nesses casos”.  

Para a coordenadora da escola, Susan Mayra, a campanha ajuda as crianças se sentirem seguras para falar sobre o assunto, o que acaba facilitando o trabalho de vigilância contra esse tipo de crime. “Muitas vezes a violência vem de dentro de casa e ela acha que é normal, pois sofre há muito tempo. Por isso, é importante que a criança saiba reconhecer que aquilo não é bom e denuncie”, ressaltou Susan.

Segundo Ziza Cury, projetos como esse devem conscientizar as pessoas da necessidade em prestar atenção ao menor sinal de que alguma criança esteja sofrendo abusos. “Observamos que após essas campanhas, o número de denúncias aumenta consideravelmente. Portanto, devemos estar atentos não somente durante o mês de maio, mas sempre. Todos os dias devemos nos posicionar para fazer a diferença nessa luta”, afirmou.

Conforme Wanderléia Silva Dias, os trabalhos continuarão na escola do Parque Cuiabá até sexta-feira (5 de maio). Na próxima segunda-feira (8 de maio), o bairro contemplado pela campanha “Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes” será o Pedra 90, onde serão realizadas várias atividades na escola Malik Didier Namer Zahafi, durante toda a semana. Os estudantes participarão também de um concurso de redação e desenho.

 Assessoria de Comunicação CGJ-MT 
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br 
(65) 3617-3571/3777