Notícias

Marcelândia lança projeto Cinema na Praça

15/05/2017

A comarca de Marcelândia (a 710km de Cuiabá) lançou o projeto ‘Cinema na Praça’, no último sábado (13 de maio,) com o objetivo de levar a experiência da projeção cinematográfica para a população do município. No dia do aniversário da cidade, foi exibido o primeiro filme: ‘Mogli – O Menino Lobo’, lançado no Brasil em abril de 2016. Aproximadamente 100 crianças e adultos estiveram presentes na sessão, realizada na praça em frente ao Fórum.

A iniciativa é do juiz Rafael Siman Carvalho em parceria com o psicólogo credenciado Roosevelt Leite de Souza, com auxílio de servidores e assessores, e parceria do Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Conselho da Comunidade e empresariado local. 

“O cinema, além de ser uma forma de entretenimento, é uma maneira de conhecer outras culturas, ideologias, pensamentos e modos de vida. Nesse sentido, é algo mágico, que permite às pessoas viajarem para outros lugares, países e mundos. Ademais, é uma oportunidade para os pais levarem os filhos a um programa cultural em família”, argumentou o magistrado. 

Participaram da estreia do projeto alunos das escolas municipais Santa Terezinha e Castro Alves, além de crianças e adolescentes acolhidos na Casa Anjo da Guarda. As exibições ocorrerão em sábados alternados, sempre às 19h. A próxima será no dia 27 de maio. “Com isso, conseguimos também aproximar o Poder Judiciário da comunidade”, revelou Rafael Carvalho. 

O juiz ressaltou ainda que os direitos autorais e de exibição serão devidamente pagos ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) e à Motion Picture Licensing Corporation (MPLC). 

Combate ao abuso – Durante o lançamento do projeto também foi distribuída a cartilha da campanha de Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes elaborada pela Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ). A publicação traz informações sobre os tipos de violência, as diferenças entre elas, pedofilia, orientações sobre o que fazer quando uma criança ou adolescente sofre abuso, como e onde denunciar, além de uma lista com telefones e endereços dos conselhos tutelares do Estado. 


Ana Luíza Anache  
Assessoria de Comunicação CGJ-MT 
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br 
(65) 3617-3571/3777