Notícias

18 de Maio: Combate ao abuso é tema de palestra em Cláudia

18/05/2017

Nesta quinta-feira, 18 de maio - Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a comarca de Cláudia (a 620km de Cuiabá) promoverá uma palestra sobre o tema na Escola Estadual Manoel Soares Campos, a partir das 19h. A juíza Thatiana dos Santos, da Vara Única, falará sobre ‘O Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’ no evento destinado a pais, professores, alunos e à comunidade em geral. 

A exposição compõe o ciclo de palestras realizado ao longo da semana pela magistrada, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e a equipe multidisciplinar do Fórum, nas escolas, unidades de saúde e no Pavilhão da Igreja Católica na cidade.  

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), conclamou todas as comarcas a participarem da campanha ‘Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes: Não se esconda, denuncie!’, ao longo do mês. 

Porto Esperidião – A juíza Lílian Bartolazzi Laurindo, da Vara única de Porto Esperidião (a 326km da capital), falou a pais e alunos do município o que é violência contra a criança e adolescente, as formas de abuso existentes, como identificar e combater, e ainda divulgou o canal de denúncia Disque 100. A palestra foi realizada no dia 17 de maio (quarta-feira), na Câmara de Vereadores, e contou com a participação de estudantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Escola Estadual 13 de Maio e da Escola Municipal Maria Gregória. Cerca de 300 pessoas participaram do evento. 

Nova Canaã do Norte – Palestras sobre o combate ao abuso e à exploração também foram promovidas pelo juiz Fernando Kendi Ishikawa, da Vara Única de Nova Canaã do Norte (a 699km de Cuiabá). No dia 12 de maio, 550 estudantes da escola estadual da cidade foram beneficiados com esclarecimentos a respeito dos tipos de violência, tráfico de crianças e adolescentes, e como identificar esses delitos. Na oportunidade, o magistrado abordou ainda o tema jogos eletrônicos, especialmente o “Baleia Azul”. 

Campo Novo do Parecis – Já a comarca de Campo Novo do Parecis (a 396km da capital) realizou, na tarde desta quinta-feira (18 de maio), uma panfletagem sobre a campanha, no cruzamento das avenidas em frente ao Fórum, com objetivo de conscientizar e orientar a população para que denunciem casos de abuso e de violência. 


Assessoria de Comunicação CGJ-MT 
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br 
(65) 3617-3571/3777