Notícias

Mirassol D’Oeste promove uma semana de atividades durante campanha

24/05/2017

A comarca de Mirassol D’Oeste (a 300km de Cuiabá) promoveu a Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil de 15 a 19 de maio, sob a coordenação da juíza da Vara da Infância e Juventude, Edna Ederli Coutinho. A programação teve início com a capacitação dos agentes públicos e privados para o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no Centro Comunitário Jesus de Nazaré. Cerca de 600 pessoas entre profissionais da saúde, educação, psicologia, direito, assistência social e integrantes da sociedade participaram da ação que contou com diversas palestras. 

A coordenadora geral da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Antônia Siqueira Gonçalves Rodrigues, esteve presente na abertura do evento. A magistrada falou sobre a campanha de ‘Combate ao Abuso e à Exploração de Crianças e Adolescentes’, destacou a importância do tema e a necessidade da proteção integral a esse público. Além disso, foram realizadas as palestras: “Aspectos Jurídicos do Abuso Sexual Infantil”, “Protocolo médico nos casos de Abuso Sexual Infantil”, “Aspectos Psicológicos do Abuso Sexual Infantil” e “Depoimento Especial”.

Ainda no dia 15 de maio o juiz da 3ª Vara da comarca, Jean Garcia de Freitas Bezerra, e o delegado Daniel Santos Nery estiveram no Assentamento Sílvio Rodrigues para falar aos pais, alunos, educadores e demais moradores sobre a campanha. No dia 16 as palestras foram no Assentamento Margarida Alves e no Distrito do Sonho Azul, ministradas pelo promotor de Justiça Leonardo Gonçalves, pelo defensor público Ubirajara Vicente Luca, pelas advogadas Viviane Couto e Sarah Caroline Mendes, e pela professora Germana Rojas. Já no dia 17 de maio as palestras da juíza da 2ª Vara de Mirassol, Henriqueta Fernanda Chaves Alencar Ferreira Lima, e do representante da Polícia Militar, subtenente J. Neves, ocorreram no Assentamento Roseli Nunes e Santa Helena. 

A cidade de Curvelândia, que pertence à comarca, foi beneficiada com atividades no dia 18. Pela manhã foi realizada uma passeata com crianças e adolescentes das escolas Carlos Masson Netto, Boa Esperança e Jair Lebre de Miranda, além da entrega de prêmios nas categorias desenho, slogan e redação em um concurso sobre “Combate ao Abuso Sexual Infantil”. À tarde houve uma palestra na Comunidade Santa Rita, com a participação da equipe técnica da Casa de Acolhimento Renascer, a psicóloga Poliana Barreto e a assistente social Maria Helena Cabrini.

No último dia, 19 de maio, os alunos das Escolas Pedro Galhardo e Padre Anchieta fizeram uma passeata em Mirassol. Às 19h ocorreu o encerramento oficial na praça central do município, com a distribuição de panfletos e adesivos, apresentações culturais e entrega de premiação aos participantes de um concurso. A juíza Edna Coutinho ressaltou a importância da união de esforços para a realização do evento e agradeceu o apoio das entidades parceiras. 


Ana Luíza Anache  
Assessoria de Comunicação CGJ-MT 
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br 
(65) 3617-3571/3777