Notícias

Corregedoria e Seduc firmam parceria para campanha

05/11/2015

Representantes da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) se reuniram na tarde desta quinta-feira (5 de novembro), na sede do Tribunal de Justiça, para dar início ao planejamento da Campanha 2016 de Luta Contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Os participantes do encontro firmaram uma parceria para desenvolvimento de ações específicas voltadas aos alunos das escolas estaduais. 
 
O evento é realizado anualmente pela CGJ-MT, na semana de 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Contudo, a ideia para o próximo ano é também trabalhar o tema em cooperação com a Seduc, durante todo o ano escolar, com uma programação contínua nas unidades de ensino. Esse conceito foi defendido pela mestre em estudos linguísticos Luci Maso, da Superintendência de Formação Profissional, e pela coordenadora do projeto Educar, Elenice Valda da Silva. 
 
“A intenção é que o professor trabalhe esse assunto com os alunos desde o início do ano letivo e reforce no mês de maio. Vamos colocar no planejamento escolar”, disse Luci Maso. Durante a reunião, os participantes debateram o público alvo da campanha, que são alunos do ensino fundamental e médio, e ações próprias para cada um deles. “Precisamos planejar as ações e pensar na questão do meio ambiente também, para evitarmos o desperdício de recursos”, ponderou Luci. 
 
Seguindo esse discurso e já pensando no êxito da campanha, Anderson Domingues Augusto, do Departamento Gráfico do TJMT, sugeriu a utilização de material eletrônico por meio da internet e das redes sociais. “Além disso, podemos desenvolver um jogo semelhante ao que fizemos para o Projeto Ribeirinho Cidadão. O lúdico sempre desperta interesse, envolve as crianças e permite a participação efetiva delas”, defendeu.  
 
O passo seguinte é a Seduc apresentar um levantamento das escolas e da quantidade de alunos por nível, até a próxima semana. Em seguida, serão definidas as atividades e a elaboração do material pedagógico para, na sequência, fazer o orçamento dos materiais. 
 
“Pretendemos fazer banners, cartazes, folhetos, cartilhas, camisetas e palestras nas escolas, além do jogo e de um site para divulgação da campanha”, contou Loiva Bischoff, assessora do juiz auxiliar da CGJ-MT Luiz Octávio Saboia. “As palestras são essenciais, percebemos que o número de denúncias sempre aumenta após a visita dos magistrados nas escolas”, pontuou Wanderléia da Silva Dias, da Coordenadoria de Infância e Juventude (CIJ). 
 
 
Leia mais:
 
Campanha combate abuso e exploração sexual
Juízes sentenciam e impulsionam processos
'Faça Bonito' recebe moção de reconhecimento
 
 
Ana Luíza Anache 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777