Notícias

Ações combatem trabalho infantil em Cuiabá

14/06/2017

O Dia Mundial Contra Trabalho Infantil - 12 de junho - foi marcado pela realização de diversas ações ao longo da semana. Na segunda-feira, foi realizada uma audiência pública para debater o tema, na sala de treinamento da Administração Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), em Cuiabá. Durante o evento, houve o lançamento dos projetos Primeiro Passo e Resgatando o Futuro. Nesta quarta-feira (14 de junho), a Prefeitura Municipal organizou uma atividade na Praça Ipiranga, no centro da capital, onde foram distribuídos panfletos e oferecidos serviços de verificação da pressão arterial e teste de glicemia à população. 

A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT) e secretária executiva do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Fepeti), Jaqueline Cherulli, participou das ações. No dia 12, a magistrada divulgou o SOS Infância, aplicativo de denúncias de trabalho infantil e outras formas de violação dos direitos da criança e do adolescente. “Vamos alertar a população que o trabalho infantil, embora tenha feito parte da nossa cultura, é ilegal”, ressaltou. Hoje, Jaqueline Cherulli chamou a atenção para o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente. “Eles precisam ir para a escola, só assim mudanças vão acontecer”, afirmou. 

Projetos - Os projetos Primeiro Passo e Resgatando o Futuro têm como objetivo resgatar jovens que estão em situação de vulnerabilidade, para que possam ser capacitados e inseridos em empresas que necessitam atender cotas da lei de aprendizagem. Por meio do estímulo à aprendizagem, os projetos serão desenvolvidos como estratégia de enfrentamento ao trabalho infantil. 

As ações contam com parceiros como Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MT), Ministério Público do Trabalho (MPT), Superintendência Regional do Trabalho (SRT) e Senac. Para a secretária executiva do Fepeti, “quanto mais entidades unirem forças em prol de um ideal comum, menor será o esforço individual de cada uma e maior será o alcance da iniciativa”.

Estatística - De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Mato Grosso, 48 mil crianças entres 5 e 17 anos encontram-se em situação de trabalho infantil.  “Por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), realizaremos uma campanha permanente para erradicação do trabalho infantil, visitando e desenvolvendo ações em diferentes bairros e regiões da Grande Cuiabá”, contou Jaqueline Cherulli. 


Leia mais:

Entidades definem ações do Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil


Assessoria de Comunicação CGJ-MT | Foto capa: Prefeitura de Cuiabá
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br 
(65) 3617-3571/3777