Notícias

São José do Rio Claro faz 2ª Corrida do Judiciário

10/10/2017

A 2ª Corrida de Rua da Comarca de São José do Rio Claro (315 km a Médio-Norte de Cuiabá), em alusão ao Dia das Crianças, reuniu 250 corredores mirins neste último domingo (8 de outubro). A corrida vem alcançando muito mais resultados positivos do que o incentivo à atividade física e o combate ao sedentarismo. Ela vem auxiliando a recuperação de laços familiares de crianças em abrigo do município com seus parentes.

Segundo a juíza diretora do Fórum, Cristhiane Trombini Puia Baggio, de sete crianças institucionalizadas em Lar semelhante a orfanato naquela comarca, quatro foram reintegradas às suas famílias naturais no último ano. A ação também vem integrando e socializando as crianças com a comunidade local e fortalecendo a relação de pais e filhos em geral. Ao todo, 250 crianças participaram da competição. “O projeto começou com o objetivo de integrar as crianças do abrigo com a sociedade e incentivar a atividade física. A intenção nossa também foi o convívio familiar. Foi uma manhã de brincadeiras”, contou a magistrada.

A iniciativa foi desenvolvida pela Justiça com apoio do comércio local e da Prefeitura. Idealizada pela juíza Cristhiane, a campanha também foi abraçada por todos os 30 servidores, estagiários e credenciados da Comarca, como fisioterapeutas e o setor psicossocial. Conforme a magistrada, a corrida virou uma grande festa. As inscrições foram gratuitas e todos os participantes mirins receberam um kit atleta composto por camiseta, água, frutas e vale diversão. Os ingressos eram para uso do pula-pula, da piscina de bolinhas, do tobogã e do escorregador. Eles também participaram de sorteio de bolas.

“O que mais marcou foi ver os pais emocionados. O evento fortaleceu os vínculos familiares e tenho certeza que isso é fundamental para as crianças. Pelo que a gente ouve por onde a gente passa é que a sociedade quer que esta ação se torne uma tradição”, frisou a magistrada.

A cada edição a corrida toma novas proporções e, por isso, a equipe organizadora teve até que limitar o número de vagas devido à grande procura e a necessidade de iniciar logo a confecção das camisetas. Segundo a gestora geral do Fórum, servidora Zenaide Silva Venâncio, caso contrário não houvesse limitação de inscritos, a adesão do público teria sido ainda muito maior. A primeira edição da corrida teve 100 participantes e a segunda contou com 250 pequenos corredores.

Segurança - O evento foi organizado considerando a segurança das crianças. As ruas que faziam parte do percurso da corrida foram interditadas pela polícia. Educadores físicos e fisioterapeutas do Fórum comandaram o aquecimento dos competidores, antes da largada, para evitar contusões. A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou uma ambulância para o socorro imediato.

A corrida foi dividida em duas categorias por faixa etária. Uma com crianças de 5 a 8 anos e outra de 9 a 12 anos. Em cada uma dessas categorias também criou-se duas subcategorias por gênero, feminino e masculino. Os mais velhos percorreram todo o quarteirão do Fórum, já os mais novos fizeram a metade do percurso. Todos os competidores receberam medalhas. Já os três primeiros lugares receberam premiação como bicicleta e tabletes.

 

Glaucia Colognesi
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409