Notícias

Magistrados de Mato Grosso participam do XXII Fonajuv

26/03/2018

A juíza auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça Jaqueline Cherulli e a juíza da infância e juventude da comarca de Rondonópolis, Maria das Graças Gomes da Costa, participam do XXII Fórum Nacional da Justiça Juvenil (Fonajuv), em Vitória (ES). O evento, que começou ontem e termina nesta sexta (23 de março), ocorre no Tribunal de Justiça do Espírito Santo, com objetivo de apresentar boas práticas e debater os desafios para aprimorar o sistema socioeducativo no país. 

Juízes da infância de diversos estados discutiram a educação, a aprendizagem e a profissionalização no sistema socioeducativo. Para a presidente do Fonajuv, Ana Cristina Borba Alves, é justamente esse compartilhamento de experiências que a iniciativa propõe. “A intenção é fortalecermos cada vez mais a luta pela garantia de direitos do adolescente em conflito com a lei, envolvendo toda a questão da socioeducação, da execução das medidas socioeducativas, do próprio ato infracional, das questões em que o adolescente está inserido”, argumentou.

Na tarde do dia 22, os magistrados visitaram a Unidade de Internação Socioeducativa (Unis), em Cariacica – município situado na região metropolitana de Vitória. Eles foram recebidos pela diretora em exercício do Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), Cláudia Faquinote, que fez uma apresentação sobre os projetos e as metodologias de trabalho desenvolvidas na unidade, com a participação das famílias, os círculos de mediação de conflito e o projeto visita monitorada na socioeducação.

O juiz Alexandre Takaschima, integrante do Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e de Execução das Medidas Socioeducativas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acompanhou a atividade e destacou que o Espírito Santo passou por uma grande crise no sistema socioeducativo e conseguiu superar, por meio do trabalho em rede e de uma parceria articulada entre os poderes executivo, legislativo e judiciário. 


Ana Luíza Anache (com informações do TJES)
Fotos: TJES
Assessoria de Comunicação CGJ-MT 
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br 
(65) 3617-3571/3777