Notícias

CIJ se reúne com rede de proteção em Cuiabá

14/04/2015

 

Visando discutir as ações da Semana de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) promoveu a primeira reunião com membros da Rede de Proteção e Atendimento, em Cuiabá. O encontro foi realizado na última sexta-feira (10 de março), na sala de reunião da Corregedoria-Geral da Justiça, com a participação de 20 pessoas.
 
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é 18 de maio e as ações implementadas pelo Poder Judiciário em parceria com organizações públicas e privadas devem ocorrer entre 18 e 22 de maio. Dentre as ações já definidas, está a orientação para agilizar os julgamentos de crimes contra a dignidade sexual e dolosos praticados contra crianças e adolescentes.
 
A coordenadora-geral da CIJ, desembargadora Cleuci Terezinha Chagas, reforçou a importância do engajamento de todos na causa. “Atuei por mais de 10 anos na Vara de Infância e Juventude e trabalhei com casos de extrema complexidade. Nós do Judiciário não podemos poupar esforços no combate a exploração de jovens. Temos o papel de conscientizar as crianças, para que as mesmas tenham conhecimento dos seus direitos”, ponderou a desembargadora.
 
O coordenador-adjunto da CIJ e juiz auxiliar da CGJ, Luiz Octávio de Oliveira Saboia Ribeiro, destaca a ação do Poder Judiciário no combate à exploração infantil. “É muito importante reiterar o empenho do Judiciário ao sair da zona de conforto e combater esses casos. É preciso conscientizar e proteger as crianças de qualquer tipo de abuso”, frisou o magistrado.
 
No fim da reunião, ficaram definidas duas frentes de atuação, sendo uma a prevenção e outra a repressão. Além disso, foram dados encaminhamentos para reativação do Comitê Estadual de Enfretamento à Violência Sexual Contra a Criança e o Adolescente, e para uma grande mobilização no dia 18 de maio. A próxima reunião está marcada para 22 de abril, às 14h.
 

Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777