Notícias

CGJ comemora Páscoa com crianças acolhidas

01/04/2015

 

A Corregedoria-Geral de Justiça, por meio da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), promoveu na tarde de terça-feira (31 de março) a festa da Páscoa para crianças e adolescentes acolhidos de Cuiabá e Várzea Grande. Patrocinada por magistrados e servidores, a comemoração teve exibição de vídeos, apresentações musicais, participação do Coral Canto e Encanto da Escola Municipal de Várzea Grande Salvelina Ferreira da Silva, show de mágica, lanche especial e a distribuição de ovos de chocolate.

O evento reuniu cerca de 90 crianças abrigadas nas instituições Lar da Criança, Nossa Casa, Menina dos Olhos de Deus, Nosso Lar, Casa da Criança Cuiabana e Vida Nova. Magistrados e servidores também trouxeram seus filhos para participar da comemoração. “É muito importante essa aproximação, porque essas crianças precisam ter mais contato com outras crianças, que não estão institucionalizadas. Ao mesmo tempo, é importante para nós esse momento de descontração e de reencontro. Essa troca é muito valiosa, é bom nos aproximarmos mais desses pequenos seres que amanhã vão tomar conta do nosso mundo”, enfatizou a vice-presidente do TJMT, desembargadora Clarice Claudino da Silva, que estava muito feliz por reencontrar a afilhada apadrinhada por meio do Projeto Padrinhos.
 
A corregedora-geral da Justiça e presidente da Ceja, desembargadora Maria Erotides Kneip, destacou a alegria de receber as crianças, professoras, cuidadoras e todos os presentes no evento. “O Judiciário precisa ser mais humano e estar mais próximo da sociedade. E infelizmente ainda temos na sociedade crianças que não têm um lar onde deveriam comemorar a sua Páscoa. Por isso nós queremos transformar esse plenário, que foi palco de tantas reuniões e julgamentos importantes, no lar que essas crianças deveriam ter para uma Páscoa comemorada com um Cristo novo e ressuscitado, com toda a força e toda a alegria que essa ressurreição nos traz”, afirmou a desembargadora, destacando o verdadeiro sentido da data.
 
A secretária-geral da Ceja, Elaine Zorgetti, salienta o caráter inovador da comemoração deste ano. “Festejar a Páscoa já é uma tradição, mas esta foi a primeira vez que trouxemos as crianças acolhidas para dentro do Tribunal de Justiça e promovemos a integração com servidores e seus familiares. Foi um evento muito prazeroso e gratificante. Ver a alegria nos olhinhos deles não tem preço”, exaltou.
 
Para a servidora Bruna Zimermann, eventos dessa natureza são muito importantes. “Gostei muito de ter participado e de ver a alegria das crianças. Foi emocionante ver a felicidade deles com tão pouco. Além disso, é fundamental colocar os servidores a par dessa situação, da existência de crianças abrigadas que não foram adotadas por ter idade avançada ou problemas de saúde”, opinou Bruna, que ainda não tem filhos e pretende adotar uma criança no futuro.
 
Estiveram presentes no evento a coordenadora-geral da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) de Mato Grosso, desembargadora Cleuci Terezinha Chagas, e os juízes da Infância e Juventude Gleide Bispo Santos, Jorge Iafelice dos Santos e Renata do Carmo Evaristo Parreira.
 
 
 
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777