Notícias

CIJ do TJMT recebe prêmio nacional por atuação

09/10/2014

 
A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) sob responsabilidade da Corregedoria-Geral da Justiça conquistou o Selo de Bronze Infância e Juventude, edição 2014. O prêmio é concedido em decorrência de boas práticas adotadas pelo Poder Judiciário na implantação, fortalecimento, acompanhamento e otimização da Coordenadoria. Um reconhecimento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), cujo presidente, Ricardo Lewandowski, fará a entrega da comenda no próximo dia 14 de outubro (terça-feira) durante sessão ordinária do Conselho. O corregedor-geral, desembargador Sebastião de Moraes Filho, ressaltou que a premiação é o resultado do trabalho sério desenvolvido e que este têm exemplar função da Justiça por envolver jovens e crianças.
 
 
 
  O juiz auxiliar da Corregedoria e coordenador da CIJ, José Antônio Bezerra Filho, também credita o reconhecimento aos esforços dos servidores e do corregedor. “Esse sucesso se deve ao apoio recebido do corregedor para as ações desenvolvidas, bem como ao empenho dos servidores que defendem nossos jovens e crianças com toda a garra”, destacou. A CIJ de Mato Grosso está abrigada no Tribunal de Justiça e atua com Tiago Perussi Lima Rodrigues, Débora Regina Tavares, Wanderleia da Silva e Nilva Ferreira. Os juízes que atuam nas Varas da Infância e Juventude de Várzea Grande, João Thiago de França Guerra, Cáceres, Leilamar Aparecida Rodrigues e de Barra do Garças, Michel Lotfi da Rocha Silva também compõem a CIJ.
 
Entre os principais feitos da CIJ está o fortalecimento da rede de atendimento socioeducativa de atenção aos menores e sistema de garantia de Direitos. Fazem parte dela órgãos como Corpo de Bombeiros, Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), Procuradoria de Justiça, Ministério Público, Polícia Civil, Polícia Militar, Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedeca), a Coordenadoria Estadual de Política Sobre Drogas (Coesd), além dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Alguns destes chegaram a ser visitados pela equipe.  
 
  A equipe da CIJ ainda promoveu o Seminário Estadual - Sinase e o Adolescente em Conflito com a Lei e trabalha na instalação do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), que armazenará e disponibilizará para todos os componentes da rede, de forma on line, dados sobre os atendimentos prestados ao adolescente, como a internação e o acompanhamento das medidas socioeducativas e de semiliberdade.
 
Entre as atribuições da CIJ estão: elaborar sugestões para o aprimoramento da estrutura do Judiciário na área da infância e da juventude; dar suporte aos magistrados, servidores e equipes multiprofissionais visando melhoria da prestação jurisdicional; promover a articulação interna e externa da Justiça da Infância e da Juventude com outros órgãos governamentais e não governamentais; colaborar para a formação inicial, continuada e especializada de magistrados e servidores na área da infância e da juventude e exercer as atribuições da gestão estadual dos Cadastros Nacionais do tema.
Para a entrega do prêmio o CNJ levou em consideração a Resolução nº 94/2009, que determina a criação das Coordenadorias da Infância e da Juventude no âmbito dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal, bem como a estrutura exigida.
Ranniery Queiroz
Assessoria de Comunicação CGJ-MT    
(65) 3617-3571/3620
 
 
 
 
Corregedoria: Justiça com compromisso social