Notícias

CIJ verifica estrutura de Cras durante Copa

23/06/2014

O juiz auxiliar da corregedoria José Antônio Bezerra Filho conheceu as instalações do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Bairro Jardim Araça em Cuiabá. O Centro fica próximo ao entrono da Arena Pantanal e foi apontado pelos responsáveis como referência aos trabalhos de prevenção e combate aos abusos cometidos contra crianças e adolescentes. “Precisamos fortalecer a rede de proteção. Ações devem deixar de ser isoladas. O que os profissionais deste Cras estão fazendo é um bom exemplo de proteção efetiva às nossas crianças”, pontuou o juiz.
 
Revitalizado recentemente o Cras do Jardim Araça é responsável por atender 32 bairros da capital. Ele ganhou novas janelas e pintura. Por mês são realizados 350 atendimentos. Cerca de 90 crianças com idades entre sete e 17 anos participam de aulas de música, teatro e dança. No ano passado 2.352 atendimentos foram registrados, para este ano a expectativa é de dobrar este número.
 
O secretário adjunto de Assistência Social da Prefeitura de Cuiabá, Cesar Vidotto, informou que atualmente Cuiabá tem 13 Cras funcionando, sendo que há necessidade de 50 na Capital. Ele ainda disse que a rede deve se fortalecer tendo em vista que a maioria dos problemas advém da falta de estrutura familiar. “A problemática familiar é a principal dificuldade que enfrentamos. Recebemos crianças com pai drogado e mãe alcóolatra. Por isso não adianta atuarmos de forma isolada. É isso que temos tentado desenvolver e a participação da Justiça tem sido essencial para que essa sistemática funcione”, pontuou o secretário.
 
A coordenadora do Cras, Laura Cristina Teixeira, reforçou que o trabalho de fortalecimento de vínculo está sendo realizado. “Esse trabalho envolve a facilitação no acesso. Por exemplo, as pessoas que moram mais distantes têm disponíveis quatro rotas de ônibus para chegarem até o Cras. Também temos reforçado o trabalho em parceria com os Postos de Saúde e Escolas. Quando a criança tem algum problema mais sério no âmbito escolar, o diretor entra em contato conosco e fazemos o encaminhamento necessário”, concluiu.
Ranniery Queiroz
Assessoria de Comunicação CGJ-MT    
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3620
 
Leia Mais:
Oficina prevenirá violência sexual infantil em copa
 
Produção de seminário será enviada a autoridades
 
Parceiros se reúnem para fortalecer Rede