Notícias

Campanha combaterá violência sexual

19/05/2014

Começa logo mais às 14h, no Fórum de Cuiabá o lançamento do Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e a Campanha “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. Os componentes da Rede de Atendimento e Proteção às crianças e adolescentes pretendem chamar a atenção da sociedade para as ações de combate e prevenção à violência, praticadas contra este público. A promoção é da Corregedoria-Geral da Justiça, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ).
Na oportunidade será apresentado o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Kits com folders e panfletos sobre doenças sexualmente transmissíveis, exploração sexual e prevenção às drogas serão entregues aos 450 participantes.
Ações como panfletagens, afixação de cartazes, palestras em escolas das redes públicas, municipal e estadual, além de abordagens de conscientização em locais públicos, como o aeroporto e as rodoviárias serão desenvolvidos pelos órgãos que compõe a rede de proteção.
As ações terão ênfase no mês de maio (mês de combate à exploração sexual de menores) e durante a Copa do Mundo.
18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes comemorado ontem (domingo) pretende alertar a sociedade sobre sua responsabilidade na garantia dos direitos das crianças.
 
A escolha da data é uma lembrança à sociedade brasileira sobre um caso de violência contra criança, ocorrido no Estado do Espírito Santo. A menina Araceli Cabrera Sanches com oito anos à época foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma mesma família no Município de Serra, região metropolitana de Vitória. O caso aconteceu em 18 de maio de 1973. 
 
A Lei 9.970/2000 instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infanto-juvenil. Desde então, a sociedade civil promove atividades em todo o país para conscientização sobre a gravidade da violência sexual contra crianças e adolescentes.
 
Ranniery Queiroz
Assessoria de Comunicação CGJ-MT    
(65) 3617-3571/3620
Leia mais: