Notícias

Parceiros se reúnem para fortalecer Rede

28/04/2014

A Corregedoria-Geral da Justiça reuniu parceiros com vistas ao fortalecimento da rede socioeducativa de atenção aos menores e sistema de garantia de Direitos. O encontro ocorreu na sala de reuniões da Corregedoria e foi conduzido pelo juiz auxiliar e responsável pela Coordenadoria da Infância e Juventude, José Antônio Bezerra Filho. “A Corregedoria pretende unir os esforços de todos os parceiros em prol dos menores. Temos excelentes projetos que combatem o uso de drogas e dão apoio às famílias dos jovens. Queremos desenvolvê-los de forma maciça em uma Escola Piloto. A CIJ encabeçará esta grande ação em prol da sociedade”, explicou o magistrado.

Representantes do Corpo de Bombeiros (Major Tarciane Nogueira Ramos), Secretaria de Trabalho e Assistência Social- Setas (Dayana Carolina da Silva), Procuradoria de Justiça (Paulo Ricardo Fortunato), Ministério Público (promotor José Antônio Borges), Polícia Civil (Laura Léa da Costa), Polícia Militar (Ana Paula Moraes de Lima), Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente – Sejud/Cedeca (Anna Márcia Cunha), a Coordenadoria Estadual de Política Sobre Drogas - Coesd – GPM (Enjy Danf) e o gestor da Coordenadoria da infância e Juventude – CIJ (Tiago Perussi Lima Rodrigues) participaram da reunião.

Foram discutidas estratégias para a execução dos projetos de forma conjunta. Opiniões e sugestões foram coletadas. Os juízes componentes da CIJ que atuam nas Varas da Infância e Juventude de Várzea Grande, João Thiago de França Guerra, Cáceres, Leilamar Aparecida Rodrigues e de Barra do Garças, Michel Lotfi da Rocha Silva também participaram. “Todos tem liberdade para apresentar a atuação de seus projetos aqui. Queremos conhecê-los melhor para alinhar a linguagem que deve ser diferenciada a este público”, disse o juiz João Thiago. 

Os juízes de Barra do Garças e Cáceres salientaram as necessidades do interior do Estado. “As comarcas do interior também devem promover ações como esta. Queremos uma revolução positiva. Penso que também devemos centralizar as ações em uma escola e também atuar em eventos que atraiam grande público”, sugeriu o juiz Michel Lofti. “Em Cáceres conseguimos o apoio dos organizadores do Carnaval para coibir os abusos sexuais e consumo de drogas. Temos que envolver a sociedade”, ensejou a juíza Leilamar.

Foram destacadas ações como do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), mantido pela PM e da Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, Indisciplinado e Infrator (Ficai), desenvolvido pelo Ministério Público. “Devemos alimentar a disciplina e o comprometimento do próprio jovem. Temos várias ações que podem ser desenvolvidas em conjunto. Desta forma daremos maior efetividade aos projetos”, revelou o promotor de Justiça da Infância e Juventude de Cuiabá, José Antônio Borges. A representante da Coesd distribuiu cartilhas de prevenção ao uso de drogas e disse que pode disponibilizar o material para as ações. A representante da Polícia Civil levantará dados estatísticos acerca de roubo, furto, prostituição, exploração sexual e drogas envolvendo crianças e adolescente no entorno da Escola Piloto a ser escolhida.

O juiz auxiliar da Corregedoria anunciou a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica entre os parceiros. O cronograma de execução do programa deverá ser desenvolvido a partir desta quarta-feira (30 de abril), prazo em que os parceiros devem enviar seus projetos e sua conclusão não ultrapassará o dia 7 de maio, data em que será feita a próxima reunião do grupo.

 
Ranniery Queiroz
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571
 
Leia mais:
Corregedoria firma parceria com PM
 
 Justiça apoiará ações de resgate social de menores