Notícias

Carnaval: CIJ esclarece população

28/02/2014

Servidores da Coordenadoria da Infância e Juventude de Mato Grosso (CIJ-MT), vinculada à Corregedoria-Geral da Justiça iniciaram nesta sexta-feira (28 de fevereiro) a Campanha: Criança e Adolescente Consciente. Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes, pretende alertar a população quanto ao consumo por parte dos jovens de álcool e drogas, fornecer informações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), combater a exploração sexual contra crianças e adolescentes e o trabalho infantil. As ações serão desenvolvidas no período carnavalesco, os agentes estarão nos shoppings de Cuiabá e locais públicos como o Parque Mãe Bonifácia. A iniciativa foi aprovada pela população que pode participar denunciando pelo Disk 100.

No primeiro dia da campanha os agente atuam no horário de funcionamento do Shopping Goiabeiras. A servidora pública federal Denise Castrillon e a filha Nasla de 17 anos gostaram dos esclarecimentos. “Na minha época tínhamos uma pessoa específica dentro dos cinemas e funcionava. Acho que esse trabalho é necessário, os esclarecimentos são sempre bem vindos. É uma tentativa também de orientar crianças que pertençam a famílias desestruturadas”, disse. A filha dela disse que vai passar o carnaval estudando. “Não vou pular, mas acho interessante o que estão fazendo. Os grupos de jovens não tem discutido muito estes temas”, pontuou.

O policial militar Marcelo Gonçalves que estava com as duas filhas, também elogiou a iniciativa. “Meu carnaval começa a manhã auxiliando a evitar estes abusos e a preservar as crianças. Com o trabalho de conscientização fica mais fácil. Neste período constantemente nos deparamos com situações de embriaguez e brigas entre os jovens”. A estudante Barbara de Souza Villar de 12 anos também gostou. “Meus pais já dão essas orientações em casa, mas é bom vermos aqui também. Acho que é importante”, opinou.

A campanha envolve a abordagem e a distribuição de fôlderes, cartilhas intituladas Justiça da Infância e da Juventude e da coletânea de leis da CIJ. Os agentes da Infância e Juventude Tiago Rodrigues e Débora Tavares, acompanhados da servidora Nilva Ferreira desenvolvem as ações da CIJ que é coordenada pelo juiz auxiliar José Antônio Bezerra Filho. “Minha primeira pergunta é sobre a programação para o carnaval, a partir daí começo a discorrer sobre o assunto, falando sobre os temas propostos”, revelou a servidora Débora. “Vamos direcionar o trabalho preventivo e também utilizar dados em ações futuras da CIJ”, pontuou Tiago.

A ação também tem a participação de parceiros como o Programa de Ações Referenciais de Enfrentamento a Violência Sexual Infantojuvenil no Território Brasileiro (Pair) e o Comitê Estadual de Prevenção de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Cetrap). “Os membros do comitê distribuirão o material em locais de grande concentração popular. Temos que abranger o maior número de pessoas”, explicou a coordenadora do Cetrap, Dulce Regina Amorim.

Programação

 No sábado (1º de março), das 8h às 10h e das 16h às 18h, os integrantes da CIJ estarão no parque Mãe Bonifácia. No domingo (2 de março), a equipe vai divulgar a campanha no shopping Pantanal, entre 10h e 22h. Na segunda-feira (3 de março), no shopping Três Américas durante o horário de funcionamento do estabelecimento (10h às 22h).
 
O Projeto Judiciário na Escola retomado nesta sexta-feira (28 de fevereiro) também atua nesta natureza perante alunos de escolas públicas.
 
 
Ranniery Queiroz
Assessoria de Comunicação CGJ-MT       
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3620
 
Leia matérias já publicadas sobre o assunto:
 
CIJ fará campanha em shoppings durante o Carnaval
 
 
Varas da Infância devem montar plano
 
 
Juizado da Infância emite portaria sobre o Carnaval
 
 
CIJ lança campanha de Carnaval