Notícias

CIJ lança campanha de Carnaval

24/02/2014

Conscientizar e alertar a sociedade em geral, em especial as crianças e os adolescentes, acerca do risco do consumo de bebidas alcoólicas; fornecer informações sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), combate à exploração sexual contra crianças e adolescentes, bem como ao trabalho infantil, são alguns dos focos da campanha da Coordenadoria da Infância e Juventude de Mato Grosso (CIJ-MT), denominada Carnaval 2014 – Criança e Adolescente Consciente.

Lançada pela Coordenadoria de Projetos da CIJ, setor vinculado à Corregedoria-Geral da Justiça, a campanha tem como objetivo resguardar os direitos de crianças e adolescentes, e contará com uma série de ações já estabelecidas a serem executadas pela CIJ, pelas Varas da Infância de Cuiabá e do interior do Estado no período carnavalesco.

“A principal preocupação da CIJ está no combate à exploração sexual comercial de crianças e adolescentes, uma das piores violações dos direitos humanos deste público, considerada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como uma das piores formas de trabalho infantil. É uma das violências que mais causa danos psicológicos e de longo prazo às suas vítimas”, salienta o agente da Infância e Juventude Tiago Perussi Lima Rodrigues, um dos integrantes da Coordenadoria.

“É importante frisar que não só a sociedade como também as crianças e adolescentes, enquanto sujeitos de direito, poderão contribuir com as Varas da Infância, a CIJ e toda a rede de atendimento no combate a esses problemas, fazendo suas denúncias”, complementa a agente da Infância e Juventude Débora Regina Tavares.

Para a campanha, a CIJ preparou material de apoio consistente na confecção de camisetas alusivas ao tema do Carnaval, com foco nas campanhas de prevenção; cartazes com os telefones do Disk Denúncia; e fôlderes. Esses materiais alusivos às comemorações carnavalescas foram encaminhados às comarcas.

Também será lançada uma coletânea de leis, além de ações externas que serão realizadas pela equipe da CIJ em alguns pontos da Capital. Uma delas já está confirmada para a próxima sexta-feira (28 de fevereiro), das 10h ás 22h, no Goiabeiras Shopping, oportunidade em que será feita a distribuição de fôlderes, cartilhas intitulada Justiça da Infância e da coletânea de leis da CIJ.

Conforme os integrantes da CIJ, o apoio de todas as Varas da Infância do Estado é fundamental para o bom resultado da campanha. “O intuito é dar início a um trabalho que irá expor resultados no que se refere a situações de risco e vulnerabilidade que envolvam crianças e adolescentes. Queremos também manter a articulação entre os entes da rede de atendimento e principalmente aos nossos jurisdicionados a fim de aprimorar a prestação dos serviços no que se refere à infância e juventude”, complementa Tiago Perussi.

“Pretendemos reduzir os maiores índices de irregularidades envolvendo menores de idade. Queremos um Carnaval alegre, com responsabilidade. O papel da sociedade é fundamental para isso. A partir do Carnaval também vamos diagnosticar onde ocorrem as maiores dificuldades e em conjunto com a rede de atendimento desenvolveremos ações para minimizar os problemas”, concluiu o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça José Antônio Bezerra Filho, responsável pela CIJ.

 Lígia Tiemi Saito Arruda
Assessoria de Comunicação CGJ-MT       
(65) 3617-3571/3620