Notícias

Equipe da Corregedoria visita instituições

10/10/2013

Averiguar in loco as condições estruturais e de atendimento de oito instituições de acolhimento de crianças e adolescentes de Cuiabá e Várzea Grande e divulgar o Projeto Padrinhos são os objetivos da visita realizada por uma equipe da Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso. Hoje (10 de outubro), na primeira manhã de trabalho, a Casa de Amparo Paulo Prado, o Lar da Criança e a Nossa Casa receberam a comitiva. “O Poder Judiciário, por meio do corregedor Sebastião de Moraes Filho, pretende firmar parceria em busca de se oferecer melhores serviços. Neste primeiro momento, caso seja diagnosticado algum problema, conversaremos com os responsáveis e daremos prazos para a solução. Também aproveitamos a oportunidade para divulgar o Projeto Padrinhos, que possibilita o resgate da autoestima das crianças”, disse o juiz auxiliar José Antônio Bezerra Filho.  
         
 
A equipe composta por uma psicóloga, assistente social e servidores da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) e da Comissão da Infância e Juventude (CIJ) verifica as condições em que as crianças estão abrigadas. Na manhã desta quinta-feira, a equipe foi à Casa de Amparo Paulo Prado, que abriga meninas com idades entre 12 e 17 anos, à Nossa Casa, destinada a meninos com idades entre 12 e 17 anos, e ao Lar da Criança, para meninos e meninas de zero a 12 anos. Esta última conta com 300 profissionais entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiras e técnicos em enfermagem, professores de Educação Física, assistentes sociais, psicólogos e pedagogas e atende 109 crianças, incluindo neuropatas (doenças do sistema nervoso). 
 
O magistrado elogiou a estrutura do Lar da Criança e fez recomendações pela adoção de equipe multiprofissional (psicólogos, enfermeiros, pedagogos e assistentes sociais) às outras duas instituições. “O apoio do Poder Judiciário pela Corregedoria é muito bom. Sabemos que temos muito a acrescentar às crianças e só conseguiremos isso com apoio”, frisou a gestora da Nossa Casa, Keila Santana, se referindo à indicação de ampliação de cursos profissionalizantes sugerido pelo magistrado. “Conclamamos a sociedade a participar mais da vida destas crianças. Por melhor que seja a estrutura das instituições, elas precisam do contato”, pontuou a superintendente do Lar da Criança, Eloina Rodigueri. “É muito bom termos o amparo do Judiciário para desenvolvermos melhor nossa função”, complementou.
 
 
Na oportunidade o magistrado respondeu questionamentos da imprensa, incluindo dúvidas relativas ao Projeto Padrinhos. “Nosso objetivo é auxiliar da melhor forma as instituições e para isso estamos divulgando o Projeto Padrinhos, que permite que após estudo psicossocial outras pessoas possam ter contato com as crianças, resgatando sua autoestima”, concluiu o juiz auxiliar. As visitas às instituições Lar Menina dos Olhos de Deus (em Cuiabá) e do Projeto Vida Nova – Casas I, II, III e IV (Várzea Grande) serão feitas nos próximos dias.
 
Projeto Padrinhos
 
Atualmente o Projeto Padrinhos conta com 26 participantes. A intenção é aumentar esse número. Por seu intermédio crianças e adolescentes acolhidos em instituições públicas podem melhorar a qualidade de vida, adquirir autoestima e serem reinseridos socialmente. Qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade, além de empresas, instituições, escolas, clubes de serviços, entidades de classe e associações, pode apadrinhar um menor.
 
São três modalidades: Padrinho Afetivo - visita regularmente a criança e passa fins de semana, feriados e férias escolares em sua companhia; Padrinho Prestador de Serviços - profissional liberal e/ou empresas que atendam a criança em suas necessidades, tais como médicos, dentistas, professores de música, dança, entre outros; Padrinho Provedor – dá apoio material ou financeiro, podendo ser contribuição mensal, doação de material escolar, de aulas e cursos profissionalizantes. Mais informações clique aqui.
 
Ranniery Queiroz
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
 
Leia mais sobre instituições acolhedoras: