Notícias

Equipe verificará instituições de acolhimento

09/10/2013

Uma equipe da Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso visitará oito instituições de acolhimento de crianças e adolescentes de Cuiabá e Várzea Grande na manhã desta quinta-feira (10 de outubro), a partir das 8h30. Psicólogos, assistentes sociais e servidores da Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja) e Comissão da Infância e Juventude (Cij), liderados pelo juiz auxiliar José Antônio Bezerra Filho verificarão as condições atuais dos lugares.
“O objetivo dessa visita é conhecer a realidade atual destas crianças e adolescentes para que possamos dar ênfase ao Projeto Padrinhos. O corregedor, desembargador Sebastião de Moraes Filho, pode também determinar novas ações em busca de melhorias a partir desta verificação”, pontuou o juiz auxiliar.
Cerca de 300 crianças e adolescentes estão no Lar da Criança, Projeto Nossa Casa, Lar Menina dos Olhos de Deus e Casa da Retaguarda Dr. Paulo Prado (essas quatro de Cuiabá) e do Projeto Vida Nova – Casas I, II, III e IV (de Várzea Grande). Na tarde desta quarta-feira (9 de outubro) elas participarão de uma tarde de diversão em comemoração antecipada ao Dia das Crianças. O evento promovido pelo Poder Judiciário (CGJ-Ceja) será realizado na Associação Mato-Grossense de Magistrados (Amam) entre 13h e 17h.
Projeto Padrinhos
Atualmente o Projeto Padrinhos conta com pouco mais 20 participantes a intenção é aumentar esse número. Por seu intermédio crianças e adolescentes acolhidos em instituições públicas podem melhorar a qualidade de vida, adquirir autoestima e serem reinseridos socialmente.
Qualquer pessoa com mais de 18 anos de idade além de empresas, instituições, escolas, clubes de serviços, entidades de classe e associações pode apadrinhar.
São três modalidades: Padrinho Afetivo - Visita regularmente a criança e passa fins de semana, feriados e férias escolares em sua companhia. Padrinho Prestador de Serviços- Profissional liberal e/ou empresas que atendam a criança em suas necessidades, tais como médicos, dentistas, professores de música, dança, entre outros. Padrinho Provedor – Dá apoio material ou financeiro, podendo ser contribuição mensal, doação de material escolar, de aulas e cursos profissionalizantes. Mais informações clique aqui.
Ranniery Queiroz
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
 
Leia mais:
 
Corregedoria: Justiça com compromisso social