Notícias

CIJ participa de Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

27/09/2018

A Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), esteve presente na IX Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cuiabá. Com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento de Violências”, o evento foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, dia 20 de setembro, com objetivo de discutir políticas públicas voltadas para a área da infância e juventude.

O debate foi dividido em cinco eixos: 1) Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; 2) Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; 3) Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; 4) Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; 5) Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes. Os temas foram discutidos por meio de palestras, rodas de conversa e apresentação de vídeos.

Segundo a psicóloga da CIJ, Ziza Cury Komochena, a participação da Coordenadoria no evento se dá como apoio à proteção da infância e juventude. “É importante ter a participação ativa da comunidade e dos próprios adolescentes na aprovação dessas políticas públicas. Estamos sempre envolvidos e atentos a todas as questões, participando politicamente e trabalhando na prática em busca da prevenção de todas as violações contra as crianças e adolescentes”, explicou.

No fim do evento, foram eleitos os delegados que representarão as causas nas próximas etapas. A conferência ocorre em todos os munícipios do Estado e as propostas definidas são levadas para a conferência Estadual e, posteriormente, para a Nacional.


Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777