Notícias

Campanha 'Chega de Trabalho Infantil' distribui mais de 100 mil itens

23/10/2017

A Semana da Criança integrou a programação comemorativa dos 300 anos da aparição da Imagem da Santa Aparecida nas águas do Rio Paraíba, que incluiu o Jubileu das Crianças, uma cerimônia realizada na terça-feira, dia 10 de outubro, com participação de dezenas de escolas da cidade de Aparecida e região. Foram distribuídos cata-ventos, bexigas e leques com os dizeres da campanha contra o trabalho infantil a pais, professores e alunos. Os sacerdotes aproveitaram o momento para falar às crianças e adolescentes dos males causados pelo trabalho infantil. Na quinta-feira, 12 de outubro, dia da Padroeira, uma missa especial foi dedicada às crianças também com distribuição de material informativo.

Para reforçar a mensagem aos fiéis católicos foram disponibilizadas camisetas da campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil aos funcionários do Santuário e no Espaço dos Devotos Mirins, localizado no subsolo da basílica, uma programação especial com a apresentação teatral da Cia. Repara Mundo durante toda a semana também alertou, de forma lúdica, sobre os prejuízos do trabalho na infância. As crianças receberam ainda a edição do gibi "Ser Criança é Legal", produzido pelo Santuário em parceria com o MPT e TRT-15. Durante todo o período, foram distribuídos mais de 100.000 itens aos romeiros em visita ao santuário, entre eles, a cartilha contendo 50 perguntas e respostas sobre o trabalho infantil; a revista Jovens de Maria, que traz informações elucidativas sobre lei da aprendizagem, assédio moral, combate ao trabalho infantil e ao trabalho escravo; e a própria Carta de Aparecida.

Adesões - Ainda durante a Semana da Criança, o desembargador João Batista esteve com o cardeal Giovanni Battista Re, enviado especial do Papa Francisco para acompanhar as festividades em Aparecida. O magistrado agradeceu a mensagem que o pontífice encaminhou ao Santuário no ano passado parabenizando a iniciativa das três instituições. João Batista, acompanhado do juiz José Roberto Dantas Oliva, também teve a oportunidade de explicar a proposta da campanha de combate ao trabalho infantil ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que participou da missa solene em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. O juiz Dantas Oliva se encontrou ainda com o representante do Papa Francisco no Brasil, núncio apostólico Dom Giovanni d'Aniello, que aderiu à campanha #ChegaDeTrabalhoInfantil, manifestou o apoio da igreja à causa e se comprometeu a entregar uma camiseta ao pontífice. 

A Semana da Criança acontece pelo segundo ano consecutivo e integra o Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (TST-CSJT), contando com o apoio da Procuradoria Regional do Trabalho da 2ª Região – (São Paulo-SP) e da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente – COORDINFÂNCIA, e o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI).

Disponível em: <http://portal.trt15.jus.br/-/leitura-da-carta-de-aparecida-pela-eliminacao-do-trabalho-infantil-encerra-semana-da-crianca-no-santuario-nacional>