Notícias
CIJ trabalha relação intrapessoal com alunos de escola municipal
21/09/2018
O projeto Círculo de Construção da Paz voltou à escola municipal Maria Tomich Monteiro da Silva, em Cuiabá, no dia 14 de setembro. A convite do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), a equipe da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Poder Judiciário de Mato Grosso conversou inicialmente com professores e depois com 27 alunos de 10 a 13 anos.
O trabalho visa à prevenção de problemas de relacionamento entre os jovens por meio de rodas de conversas. “Sabemos que a criança e o adolescente são seres em desenvolvimento, então algumas vezes precisamos chamá-los para a realidade. E fazemos isso através das conversas com o intuito de incentivar o respeito entre eles”, explicou a gestora da CIJ, Wanderléia da Silva Dias.
Segundo a facilitadora, os círculos de construção de paz são algumas das estratégias utilizadas como metodologia pela Justiça Restaurativa. Assim, os estudantes debatem seus sentimentos, expõem seus argumentos e buscam, dessa forma, amenizar as próprias diferenças. “Focamos bastante no relacionamento intrapessoal, que é justamente a capacidade de relacionar-se com suas próprias emoções e sentimentos, em busca do autoconhecimento e da automotivação”, contou.
Entre os temas abordados destacam-se desrespeito com os docentes, bullying e agressões. O projeto foi implantado em 2017 e a visita à escolas é agendada mediante demanda das unidades interessadas.
Assessoria de Comunicação CGJ-MT
corregedoria.comunicacao@tjmt.jus.br
(65) 3617-3571/3777